Conselho de Administração
O Conselho de Administração da Rede D’Or São Luiz é responsável por estabelecer a estratégia dos negócios, fiscalizar o cumprimento de metas e de decisões de gestão e por acompanhar o desempenho da companhia. De acordo com nosso Estatuto Social, seus membros são eleitos pelos acionistas em assembleia geral, com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Em linha com as melhores práticas de governança, o presidente do Conselho de Administração não participa da Diretoria Executiva. Acesse aqui o Regimento Interno do Conselho de Administração.
O Dr. Jorge Moll é um dos sócios fundadores do Labs D’Or em 1977. Ele é formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é membro do departamento de cardiologia pediátrica da SBC e da irmandade da American Faculdade de Cardiologia.
O Dr. Heráclito Gomes ocupou o cargo de Diretor-Presidente da Companhia, bem como posições de liderança na Golden Cross, na Towers Perrin, na Odontoprev, no Fleury, na Bradesco Seguros e na Qualicorp. É membro do conselho de administração da Odontoprev e Fleury. Ocupou o cargo de diretor presidente na Bradesco Saúde em 2005 e diretor executivo da Qualicorp entre 2009 e 2012. O Sr. Heráclito é membro da instituição do mercado de assistência à saúde no Brasil (FENASAÚDE). Possui graduação em medicina pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em saúde ocupacional. Também possui MBA pelo Instituto de Coordenação de Engenharia e Negócios Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD/UFRJ.
O Sr. Pedro Moll ingressou na Companhia em 1998, ocupou o cargo de diretor sem designação específica de 2009 a 2015 e é membro do conselho de administração desde 2010. O Sr. Pedro Moll é bacharel em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Trabalhou como executivo de diagnóstico no Labs D’Or e atuou como membro do conselho de administração da Cremer S.A.
A Dra. Fernanda Moll é formada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e possui mestrado e doutorado pela mesma universidade. A Dra. Fernanda Moll foi professora adjunta do Instituto de Ciências Biomédicas. Atualmente, a Dra. é presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e de Ensino.
O Sr. André Francisco Junqueira Moll é formado em medicina pela FTESM (Souza Marques), pós-graduado em radiologia pela Santa Casa da Misericórdia e possui MBA executivo pela COPPEAD. O Dr. André Moll trabalhou como coordenador médico do Radiology Labs D’Or de 2007 a 2011, como Diretor do Grupo RJ Medical do Grupo Fleury de 2011 a 2013 e atua como Diretor de Oncologia D’Or de 2013.
O Sr. Wolfgang Schwerdtle é o Chefe do escritório do Brasil do GIC Pte. Ltd., uma filiada do acionista do Investidor GIC, o GIC SPV. Ele também é membro do conselho da Cruzeiro do Sul Educacional S.A. e da Smartfit Escola de Ginástica e Dança S.A. Ainda, o Sr. Wolfgang Schwerdtle já foi membro do conselho da SOMOS Educação S.A. e da Netshoes S.A. O Sr. Wolfgang Schwerdtle é bacharel e possui mestrado em economia pela Universidade de Oxford, além de possuir MBA pela Universidade de Chicago e doutorado em finanças pela European Business School. O Sr. Wolfgang Schwerdtle trabalhou na MidOcean Partners, Madison Dearborn e Goldman Sachs.
O Sr. Edson Peli é Sócio e Diretor de Private Equity da SPX Capital desde 2021. É, atualmente, presidente do conselho de administração da Vitru Ltd., membro do conselho de administração da Combio Energia S.A. e da Ri Happy Brinquedos S.A., e membro suplente do conselho de administração da Madero Indústria e Comércio S.A. (Grupo Madero). O Sr. Edson Peli foi Managing Director do The Carlyle Group em São Paulo, onde atuou de 2008 a 2021. Previamente ao Carlyle, atuou no Credit Suisse Brasil de 2004 a 2008. Antes disso, trabalhou no Banco Citibank em 2004. O Sr. Edson Peli possui diploma em administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pela Universidade do Texas em Austin.
Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva se encarrega de administrar e gerir nossos negócios, a partir das diretrizes apontadas pelo Conselho de Administração ou pelas decisões da Assembleia Geral de Acionistas. Sua composição deve incluir no mínimo dois e no máximo oito membros. O mandato dos diretores é de três anos e é permitida a reeleição. A diretoria não possui regimento interno próprio, de modo que suas atribuições são designadas pelo estatuto social.
O Sr. Paulo Moll ingressou na Companhia em 2001. É Diretor-Presidente da Companhia. O Sr. Paulo Moll é bacharel em economia pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Ele também é membro do conselho da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.
Sr. Otávio Lazcano iniciou na Companhia em 2015. Anteriormente, o Sr. Lazcano atuou como Tesoureiro na Aracruz Celulose (atual Suzano) até 1996. Ocupou a posição de diretor financeiro da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de 2001 a 2009 e diretor executivo na Prumo Logística S.A. de 2009 a 2013. Na sequência, ingressou no Banco BTG Pactual como sócio e gerente de carteiras de investimento e desde 2013, detém participação minoritária não controladora no banco. O Sr. Otávio Lazcano é bacharel em economia pela Faculdades Integradas Cândido Mendes e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Don Cabral.
O Sr. Mauro Sampaio é diretor da Companhia desde 2014. Antes de ingressar na Companhia, trabalhou no departamento de fusões e aquisições da Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Atuou também na área tributária nas firmas Boris Lerner & Consultores Associados e Arthur Andersen. Anteriormente, o Sr. Mauro Sampaio trabalhou no Barbosa, Mussnich & Aragão Advogados, onde começou em 1997, tornando se sócio em 2005 com especialização em M&A em vários setores, incluindo o setor de saúde. O Sr. Mauro Sampaio é formado em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O Sr. Rodrigo Gavina iniciou as suas atividades na Companhia em 1998 e ocupa posição de diretor desde julho de 2019. Antes de ingressar na Companhia, o Sr. Rodrigo Gavina trabalhou como médico cirurgião torácico desde a conclusão da sua especialização em 1993. O Dr. Rodrigo Gavina é formado em medicina pela faculdade de medicina da Universidade Federal Fluminense (“UFF”) e possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
O Sr. Leandro Tavares iniciou as suas atividades na Companhia em novembro de 2016, tendo ocupado o cargo de diretor estatutário da Companhia entre dezembro de 2016 e novembro de 2017. Antes de ingressar na Companhia, o Sr. Leandro Tavares ocupou cargos de diretoria na Agência Nacional de Saúde Suplementar (“ANS”), sendo diretor presidente entre 2009 e 2012 e diretor de normas e habilitação no período 2013 a 2016. O Sr. Leandro Tavares é formado em medicina pela Universidade Federal Fluminense (“UFF”), possuindo mestrado e especialização pela mesma instituição. Possui doutorado pelo Incor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e MBA em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral.
Desde 2002 ocupou diversas posições da Companhia, tais como Coordenador da Unidade Cirúrgica do Hospital Barra D’Or (2002 a 2004), Gerente de Faturamento e Auditoria do Hospital Barra D’Or (2005 a 2007), Gerente de Negócios (2007 a 2009), Diretor Comercial (2010 a 2018) e Diretor Executivo (2018 a 2020). Formado em medicina pela Universidade Federal Fluminense em 1991, realizou residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral e Coloproctologia no Hospital dos Servidores do Estado na década de 1990. Possui MBA Executivo pelo Instituto Coppead da UFRJ.
A Sra. Raquel Reis Corrêa é diretora da Companhia desde abril de 2022. A Sra. Raquel formou-se, em 2005, em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Iniciou sua carreira em 2001, imediatamente após ter iniciado sua graduação, na Yasuda Seguros, como trainee, lá permanecendo por 3 anos. Entre o final de 2005 e 2011 esteve na Aliianz Seguros, tendo construído sólido crescimento como gerente técnica de saúde. Em 2011, ainda como gerente técnica, iniciou sua trajetória na SulAmerica, atingindo a Vice-Presidência de Saúde e Odonto, ocupando o cargo até fevereiro de 2022. Atualmente, ocupa a posição de Vice-Presidente de Produtos na Rede D’Or.
Comitê de Auditoria
O comitê de auditoria é o órgão responsável por monitorar a qualidade e integridade dos mecanismos de controles internos e informações contábeis e financeiras da Companhia, além de revisar e supervisionar as atividades dos auditores externos da Companhia. Portanto, compete a esse comitê supervisionar as atividades da área de elaboração das demonstrações financeiras da Companhia, monitorar a qualidade e integridade das informações e medições não contábeis que acrescentem elementos não previstos na estrutura dos relatórios usuais das demonstrações financeiras. O comitê de auditoria é composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros escolhidos pelo conselho de administração, a quem se reporta diretamente. Acesse aqui o Regimento Interno do Comitê de Auditoria.
O Sr. Boris Lerner é membro e coordenador do comitê de auditoria da Companhia desde outubro de 2020. O Sr. Boris Lerner é formado como técnico de contabilidade pela Escola Técnica Candido Mendes e em ciências contábeis pela Faculdade Candido Mendes. O Sr. Boris Lerner possui 45 anos de experiência como consultor de empresas e atualmente é sócio da Boris Lerner & Garcia Serviços Contábeis.
Sr. Robson Garcia é membro do comitê de auditoria da Companhia desde outubro de 2020. O Sr. Robson Garcia é formado em ciência contábeis pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O Sr. Robson Garcia possui 38 anos de experiência como consultor de empresas e atualmente é sócio da Boris Lerner & Garcia Serviços Contábeis.
Sr. Stephen H. Wise é Managing Director e chefe da equipe de Global Healthcare do Grupo Carlyle. Desde que se juntou ao Carlyle em 2006, o grupo de Healthcare investiu aproximadamente US$16 bilhões em ações de companhias da área de saúde ao redor do mundo. Além de membro do conselho de administração da Companhia, o Sr. Stephen Wise é membro do conselho de administração de diversas companhias no setor de saúde, incluindo: PPD Inc., TriNetX Inc. e Albany Molecular Research, Inc. que atuam no segmento de pesquisa; a farmacêutica Millicent Pharma Limited; a fornecedora global de soluções diagnósticas Ortho-Clinical Diagnostics; e das prestadoras de soluções e serviços CorroHealth, MedRisk, Sedgwick Inc. e WellDyneRx, LLC. Anteriormente o Sr. Wise trabalhou nas gestoras de private equity JLL Partners e J.W. Childs Associates. Adicionalmente, atuou no departamento de leveraged finance do Credit Suisse. O Sr. Stephen Wise é bacharel em economia e finanças pela Bucknell University, possui mestrado em administração de empresas pela Harvard Business School e atua no Conselho de Liderança da Harvard School of Public Health.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal da Companhia funciona em caráter não permanente e é composto por três membros efetivos e igual número de suplentes. Suas atribuições são aquelas definidas nos termos do artigo 163 da Lei das Sociedades por Ações, tais como fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários, opinar sobre o relatório anual da administração e sobre as propostas dos órgãos da administração a serem submetidas à Assembleia Geral, relativas a modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, transformação, incorporação, fusão ou cisão, examinar as demonstrações financeiras da Companhia e outras.
O Sr. Mauro Moreira é graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, cursou o programa de Strategic Leadership for Partners na Harvard University, Vevey, Suiça. Possui 39 anos de experiência em auditoria e consultoria, dos quais 24 anos como sócio de auditoria, sendo 6 na Arthur Andersen e 18 na Ernst & Young (EY), onde liderou o escritório do Rio de Janeiro. Ex-diretor e atual membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) no Rio de Janeiro, e é atualmente Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ). Além disso, ocupou a posição de Diretor da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM). Atualmente, faz parte do Conselho de Administração da Wilson Sons, do Comitê de Auditoria da Aliansce Sonae e do Grupo SOMA.
O Sr. Emanuel Schifferle é sócio diretor da ASPA Assessoria e Participações S/C Ltda., empresa especializada em assessoria de programas de reestruturação, aquisição, negociação de contratos e gestão transitória. Já atuou como membro do Conselho de Administração das Companhias: Manasa Madeireira Nacional, Ferropar, e São Carlos Empreendimentos e Participações. Além disso, já atuou como membro do Conselho Fiscal das Companhias: Lojas Americanas, Hopi Hari, ALL – América Latina Logística, Ambev, Ferroban, e Yduqs.
O Sr. Guilherme Portella possui vasta experiência, tendo atuado como sócio da KPMG Assessores | KPMG Consultores na área de Deal Advisory, onde prestou serviços de diligências financeiras, fiscais e trabalhistas. Atuou também como responsável pelo setor de Venture Capital para o Deal Advisory – Transaction Services no Brasil e foi responsável pelo relacionamento da KPMG no desenvolvimento de novos negócios com clientes prioritários da firma. Também atuou como membro do conselho fiscal do Instituto Igarapé (de janeiro de 2017 até fevereiro de 2020) e como Diretor Financeiro (CFO) da Accendo Serviços Financeiros (setembro de 2017 até novembro de 2019).